PGM 18 - LEGENDADO - COLISÕES PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DETALHA AS CARACTERÍSTICAS DAS COLISÕES.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DETALHA AS CARACTERÍSTICAS DAS COLISÕES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS ESFERAS DE INFLUÊNCIA NO TERRITÓRIO CHINÊS, O QUE DESESTABILIZA O IMPÉRIO E CAUSA UMA REVOLTA NA QUAL A CHINA E AS EMBAIXADAS DOS OUTROS PAÍSES SÃO ATACADAS.
NA SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA, JOSÉ MIGUEL WISNIK EXEMPLIFICA COM MÚSICA O CONCEITO DE SINCOPAÇÃO E AMPLIA PARA AS QUESTÕES DO PENSAMENTO.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROGRAMA APRESENTA O LABORATÓRIO DE PALEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR RICARDO TRINDADE FALA SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SEU REGISTRO NAS ROCHAS. NO MESMO LABORATÓRIO, COORDENADO PELA PROFESORA MÁRCIA ERNESTO, TAMBÉM SÃO EFETUADOS ESTUDOS DE ARQUEOMAGNETISMO, QUE USAM O MAGNETISMO REGISTRADO EM TIJOLOS PARA ESTUDAR O CAMPO MAGNÉTICO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DETALHA AS CARACTERÍSTICAS DAS COLISÕES.
ENTREVISTA COM A PESQUISADORA LUANDA REJANE SOARES SITO, DA UNICAMP. ELA RESONDE DIVERSAS QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ENTRE ELAS: O QUE É UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA?
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DESDE O DESCOBRIMENTO ATÉ O SÉCULO XVIII. DURANTE A COLÔNIA NÃO HAVIA NO BRASIL UM SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE AS PROVÍNCIAS. O PROFESSOR DÁ O EXEMPLO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, EM 1789, QUE FOI UM ACONTECIMENTO RESTRITO A MINAS GERAIS, NÃO SE EXPANDIU PELAS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O CONCEITO DE NAÇÃO, DE SER BRASILEIRO, SÓ SURGIU MESMO APÓS A INDEPENDÊNCIA, EM 1822.
GRAVADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO, O PROGRAMA MOSTRA COMO AS PROFESSORAS ENSINAM AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE ESTATÍSTICA AOS ALUNOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, OU SEJA, A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS DESDE OS ANOS INICIAIS TEM O OBJETIVO DE PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O MUNDO EM QUE VIVEMOS. ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DÃO EXEMPLOS DE COMO A ESTATÍSTICA TRADUZ A REALIDADE E INFLUENCIA AS DECISÕES DAS PESSOAS.
O PROGRAMA APRESENTA O LABORATÓRIO DE PALEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR RICARDO TRINDADE FALA SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SEU REGISTRO NAS ROCHAS. NO MESMO LABORATÓRIO, COORDENADO PELA PROFESORA MÁRCIA ERNESTO, TAMBÉM SÃO EFETUADOS ESTUDOS DE ARQUEOMAGNETISMO, QUE USAM O MAGNETISMO REGISTRADO EM TIJOLOS PARA ESTUDAR O CAMPO MAGNÉTICO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS.
ENTREVISTA COM A PESQUISADORA LUANDA REJANE SOARES SITO, DA UNICAMP. ELA RESONDE DIVERSAS QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ENTRE ELAS: O QUE É UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA?
JORGE FREITAS É O CARNAVALESCO DA ROSAS DE OURO, UMA ESCOLA DE SAMBA TRADICIONAL DE SÃO PAULO. ELE CONTA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES E O DIA A DIA DO PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DO CARNAVAL.
CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.
A ARTE ROMÂNICA DOS SÉCULOS X AO XIII É O TEMA DESTE PROGRAMA. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS, DA UNESP, DE SÃO PAULO, CONTA A ORIGEM DA ARTE ROMÂNICA E ANALISA AS PRINCIPAIS IGREJAS DESTE PERÍODO. O TERMO ROMÂNICO SURGIU NA FRANÇA, NO SÉCULO XIX, E SE REFERE À ARQUITETURA RELIGIOSA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA ENTRE OS SÉCULOS X E XIII. O PROFESSOR MOSTRA COMO AS IGREJAS ROMÂNICAS ERAM CONSTRUÍDAS, O QUE MUDOU COM RELAÇÃO ÀS IGREJAS ANTERIORES, OS MATERIAIS UTILIZADOS, A RELAÇÃO COM AS CATEDRAIS GÓTICAS E A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA ROMANA. ENTRE OS EXEMPLOS ESTÃO A CATEDRAL DE PISA E A BASÍLICA DE SANTO AMBRÓSIO, EM MILÃO, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCORRE SOBRE A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL, SEGUNDO A OBRA DO HISTORIADOR FERNANDO NOVAIS. A CRISE NO PERÍODO ENTRE 1777 E 1808 NÃO SE RESTRINGE A PORTUGAL E BRASIL, MAS ABRANGE TODAS AS METRÓPOLES EUROPEIAS E SUAS COLÔNIAS. DE ACORDO COM O AUTOR, A DOMINAÇÃO POLÍTICA SOBRE AS COLÔNIAS E A PROTEÇÃO AO COMÉRCIO, SEMPRE NA DEFESA DOS INTERESSES DAS METRÓPOLES, FORAM AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS TENSÕES DA ÉPOCA. A SITUAÇÃO SE AGRAVA QUANDO ALGUMAS COLÔNIAS COMEÇAM A SE TORNAR ECONOMICAMENTE MAIS FORTES QUE AS METRÓPOLES.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP FALA SOBRE: LUMINOSIDADE E ANÃS MARRONS.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE BENTÔNICO DA PLATAFORMA CONTINENTAL, COMO AS COMUNIDADES DE MACROFAUNA SE RELACIONAM COM ESSE AMBIENTE E COMO ESSES ORGANISMOS SE RELACIONAM ENTRE SI, SÃO ALGUNS DOS ASSUNTOS ABORDADOS PELA PROFESSORA ANA MARIA VANIN NESTE PROGRAMA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DETALHA AS CARACTERÍSTICAS DAS COLISÕES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS ESFERAS DE INFLUÊNCIA NO TERRITÓRIO CHINÊS, O QUE DESESTABILIZA O IMPÉRIO E CAUSA UMA REVOLTA NA QUAL A CHINA E AS EMBAIXADAS DOS OUTROS PAÍSES SÃO ATACADAS.
ENTREVISTA COM A PESQUISADORA LUANDA REJANE SOARES SITO, DA UNICAMP. ELA RESONDE DIVERSAS QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ENTRE ELAS: O QUE É UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA?