PULSANTE (UNIVALI) + PEÇO LICENÇA (ECA USP) + AQUÁRIO (ECA USP) + CABURÉ JAZZ CLUB (UFSCAR)
Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Pulsante", produzido por alunos do curso de produção audiovisual da Univali, "Peço Licença", produzido por alunos do curso de artes visuais da ECA USP, "Aquario", produzido por alunos do curso de Superior do Audiovisual da ECA USP e "Caburé Jazz Club" produzido por alunos do curso de licenciatura em música da UFSCar.
Sobre "Pulsante":
O documentário Pulsante retrata o universo teatral a partir da comemoração dos 20 anos da Téspis Cia. de Teatro, apresentando ao público a visão sensível dos artistas.
Ano de produção: 2013
Sobre "Peço Licença":
Conjunto de autorretratos de Aryani Marciano em formato de videopoesia.
Ano de produção: 2018
Sobre "Aquario":
Os paralelos entre a vida de um humano e seu peixe.
Ano de produção: 2018
Sobre "Caburé Jazz Club":
Caburé Jazz Club é um grupo de estudos sobre som e movimento, que busca aproximar as áreas de Música e Dança, em uma fusão das Artes. O grupo é coordenado por artistas que atuam na área de educação, da música e da dança, e seus participantes possuem diferentes formações, fazendo com o que o grupo construísse uma concepção de “ser artista” ampla e transdisciplinar.
Partindo da ideia de que todo movimento produz um som e que todo som é resultado de um movimento, o corpo é compreendido como um organismo vivo e ativo, e esse é um dos pilares do Caburé Jazz Club. Pensando nisso, o grupo propõe, a partir do estudo sobre a Música e a Dança, um laboratório onde os integrantes ora atuam como intérpretes do som, ora como intérpretes do movimento.
Neste vídeo, apresentamos o resultado de um estudo sobre o repertório do Jazz dos anos 20. Esse recorte foi escolhido por conta da movimentação social vivenciada nesta época: a visibilidade cada vez maior de músicos negros, e a liberdade que as mulheres modernas puderam experimentar. Em cenários sempre tão opressores, valorizar essas pequenas conquistas torna-se um ato de resistência. O arranjo musical foi feito para a formação do grupo, que somado aos instrumentos convencionais, conta com o sapateado na percussão.
Ano de produção: 2018