ESTAÇÃO LIVRE - MEMÓRIA
Esta semana o Estação Livre conta um pouco da história do povo preto, através das memórias que nos são contadas. Personagens, lugares, eventos e até a descoberta de um possível sítio arqueológico no bairro do Bixiga (onde se situava um antigo quilombo chamado Saracura) nos ajudam a entender o apagamento de nossas histórias e as lutas para que essas memórias sejam resgatadas.
Convidados: Oswaldo Faustino (jornalista e escritor) e Raissa Albano de Oliveira (educadora e antropóloga)
Oswaldo Faustino
http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/362-oswaldo-faustino#:~:text=Nascido%20em%20Mairinque%2C%20no%20interior,como%20rep%C3%B3rter%20por%2026%20anos.
Raissa Albano de Oliveira
https://cartografianegra.com.br/pesquisadores/
Reportagens:
• VT Quilombo Saracura
As obras do metrô no Bixiga, em São Paulo, trouxeram à tona uma informação que muita gente ali já conhecia: naquela região havia um quilombo chamado Saracura. A equipe de arqueologia que acompanha as escavações identificou vestígios da resistência preta e, agora, existe uma mobilização para que as obras sejam interrompidas e o patrimônio preservado.
• VT Podcast História Preta
No ar desde 2019, o podcast História Preta lança luz sobre eventos e personagens que foram apagados com o passar dos anos. O idealizador do projeto, Thiago André, até pouco tempo era militar na Marinha. Atualmente, graças à boa audiência e ao financiamento coletivo, pode se dedicar exclusivamente ao podcast.
• VT Cultne
Quando a gente fala de apagamento da história do povo preto no país, não estamos falando apenas de livros e documentos... Mesmo na história mais recente existe uma escassez de notícias e imagens.... E é por isso que a plataforma Cultne mantém um acervo digital com mais de 40 anos de registros da memória negra do país.
• VT Exposição Memórias do Futuro
Está em cartaz, em São Paulo, a exposição "Memórias do Futuro - Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência", que reúne 450 objetos, entre fotos, cartazes e documentos. A mostra faz uma trajetória da luta pelos direitos da população negra em São Paulo, desde os tempos da escravidão até os dias de hoje.
• VT Madrinha Eunice
Um projeto da prefeitura de São Paulo previa a instalação de 5 estátuas de personalidades negras pela cidade. Dessa vez vamos contar um pouco a história de Madrinha Eunice. A estátua fica no bairro da Liberdade e para quem não sabe, Madrinha Eunice é a matriarca do samba paulistano.
• VT Giba Giba
Fundador da primeira escola de samba do Rio Grande do Sul, o ativista e músico Giba Giba é um personagem fundamental para a cultura preta gaúcha... Morto em 2014, ele também é responsável por preservar a memória do tambor conhecido como "sopapo", instrumento típico da região.
• VT João do Vale
João do Vale não precisou de mais de dois discos lançados para gravar seu nome história na música brasileira e se consagrar como um ícone da cultura do maranhão... O compositor, morto em 1996, passeou por vários gêneros musicais e lançou clássicos como o xote "Pisa na Fulô" e a canção de protesto "Carcará".
• Povo Fala
Fomos às ruas saber se os moradores do Bixiga e bairros vizinhos sabem que ali existia um quilombo chamado Saracura e que vestígios desse quilombo foram encontrados nas obras do Metrô na região.