ESTAÇÃO LIVRE - MULHERES PRETAS 2
Esta semana o Estação Livre celebra o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e também o Julho das Pretas com um programa protagonizado por mulheres pretas. Esse protagonismo é discutido no estúdio, falando das barreiras impostas e de como elas são superadas por mulheres que chegam aos espaços de poder. As reportagens contam um pouco da história das lutas, dos problemas e também de música feita por e para mulheres.
Convidados: Samantha Almeida (diretora de criação da TV Globo e vencedora do prêmio Caboré 2021) e Giselle dos Anjos Santos (historiadora e pesquisadora do CEERT)
Samantha Almeida
https://www.cabore.com.br/indicados/samantha-almeida/
Giselle dos Anjos Santos
https://revistacoachingbrasil.com.br/autor/486_giselle-dos-anjos-santos
Reportagens:
• VT Marcha das Mulheres Negras
Contra o racismo, a violência e pelo bem viver, a Marcha das Mulheres Negras mobiliza ativistas de todo o Brasil... O evento tornou-se uma referência na luta antirracista e contra a invisibilização das mulheres negras na sociedade.
• VT Todas Por Uma
A Lei Maria da Penha foi instituída em 2006, para reprimir a violência contra a mulher... Desde então, tivemos muitos avanços, mas na pandemia houve um alarmante aumento no número de casos... Para ajudar nessa luta, três jovens de São Paulo criaram um aplicativo para proteger mulheres e salvar vidas.
• VT Roda de Chefs
A relação da mulher preta com o preparo da comida é ancestral... Desde a chegada das pessoas escravizadas no Brasil, essa tradição se perpetua em cada geração e estabelece um laço afetivo profundo.... Pensando nisso, a gente reuniu três chefs de cozinha negras para falar sobre a arte da culinária e essa conexão com a nossa raça.
• VT Eliane Dias
Advogada, empresária, mãe, feminista e antes de tudo uma mulher negra.... Eu fui conversar com Eliane dias, a mulher que comanda, com punhos de aço, a carreira dos Racionais MC’s.
• VT Theatro Municipal Comemora
E o Theatro Municipal de São Paulo também comemorou, na última segunda-feira, esse dia tão importante pra gente.... Além da apresentação de jongo da comunidade Dito Ribeiro, teve também a apresentação do espetáculo o Samba das Moças, em homenagem a dona Ivone Lara, Clara Nunes, e Alcione.
• VT Ilu Oba de Mim
Já é tradição: há 17 anos, a abertura do carnaval de rua de São Paulo acontece oficialmente com o cortejo do bloco afro Ilú Obá de Min, com bateria formada só por mulheres.... Fundado por Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda em 2004, o grupo prepara-se para voltar às ruas no carnaval do ano que vem.