ESTAÇÃO LIVRE - CULTURA POPULAR
Aproveitando a Semana do Folclore, o Estação Livre dessa semana vai tratar de Cultura Popular. Cada região do país guarda suas tradições e muitas vezes elas vão sendo ressignificadas, ganhando atualidade, sem perder a ancestralidade. Muitas de nossas tradições vêm dos povos originários, outras vieram com os colonizadores. Mesmo o funk, que não é originalmente brasileiro, ganhou uma roupagem nacional, refletindo a cultura de dos jovens periféricos.
Convidados: Maurício Badé (músico e pesquisador) e Henry Durante (pesquisador)
Maurício Badé
https://site.izzo.com.br/featured_item/mauricio-bade/
Henry Durante
https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Henry-Durante.pdf
Reportagens:
• VT JONGO
A tradição do jongo resiste em Campinas, na Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Essa manifestação negra chegou ao Brasil no século XIX, trazida pelos escravizados de origem bantu, principalmente do Congo e da Angola. Nosso videorrepórter Rodney Suguita visitou a comunidade e a gente mostra agora a força ancestral dessa cultura.
• VT UMBIGADA
E veio também com os escravizados de origem bantu outra cultura popular passada de geração em geração. Em Capivari, interior de São Paulo, o Batuque de Umbigada resiste como uma celebração da vida e da fartura de comida na comunidade.
• VT BUMBA MEU BOI
Patrimônio cultural da humanidade, o Bumba Meu Boi - ou Boi Bumbá - é uma dança típica das regiões norte e nordeste que teve origem no nosso folclore. No Maranhão a Festa do Boi é a manifestação de cultura popular mais importante e só na capital, São Luís, existem mais de cem grupos de Bumba Meu Boi.
• VT FANDANGO
Se muitas manifestações culturais vieram com os escravizados, algumas chegaram com os colonizadores. O fandango, por exemplo, é de origem espanhola e foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Ainda hoje, resiste principalmente na região sul do país.
• VT FUNK
Criticado por uns e adorado por outros, o funk virou um dos maiores, senão o maior, movimentos culturais da juventude periférica desse país. Além disso, hoje o funk é nossa principal música de exportação e desde 2018 é reconhecido como manifestação cultural pela Câmara dos Deputados.... Mesmo assim, ainda é alvo de criminalização no Brasil.
• VT CAPOEIRA
A capoeira é uma das manifestações de cultura popular que tem mais adeptos e pode ser encontrada de norte a sul do país. Nascida nas senzalas como forma de luta e resistência, chegou a ser proibida no Brasil, antes de ser reconhecida como símbolo da nossa identidade. Nós fomos conhecer uma roda de capoeira feminina, a Tereza de Benguela,
• VT ESPAÇO CACHUÊRA
Muitas entidades trabalham para divulgar e manter vivas diferentes tradições populares... A Associação Cultural Cachuêra faz um trabalho de pesquisa e valorização de comunidades tradicionais e suas mais diversas manifestações.
• Povo Fala
Fomos às ruas perguntar o que as pessoas entendem por cultura popular e quais destas manifestações elas se recordam.