ESTAÇÃO LIVRE - INDEPENDÊNCIA
Essa semana o Estação Livre entra nos festejos dos 200 anos da Independência do Brasil. Assim como em todas as edições, que procuramos olhar acontecimentos do ponto de vista afro descendente, vamos recontar o 7 de Setembro sem deixar de lado a participação e fundamental atuação dos negros – escravizados e libertos – no processo de independência. Através da análise de fatos conhecidos, tentamos refletir como seria o nosso presente, se nossa história fosse contada sob diferentes pontos de vista.
Convidados: Ynaê Lopes dos Santos (historiadora e escritora) e Weber Lopes Góes (historiador)
Ynaê Lopes dos Santos
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/60560/ynae-lopes-dos-santos
Weber Lopes Góes
https://dandaraeditora.com.br/2022/06/17/orelha-os-quilombos-e-a-rebeliao-negra/
Reportagens:
• VT Exposição Sequestro da Independência
A exposição "O Sequestro da Independência" reflete sobre as distorções e manipulações da história em torno do grito do Ipiranga.... A narrativa foi apropriada pela Monarquia, pela Primeira República e pela ditadura militar, de modo que a história que nos é contada tem todos os tipos de imprecisões... A mostra é inspirada no livro de mesmo nome.
• VT Revoltas
No século 19, a exploração das riquezas brasileiras por Portugal revoltava a população. Com isso, muitas rebeliões acabaram pipocando por todo o território nacional, pedindo mudanças na relação com os portugueses e, mais tarde, a separação de Brasil e Portugal, transformando a colônia numa nação independente.
• VT Lugares Históricos
A independência do Brasil não aconteceu de uma hora para outra e nem em um único local. Existem lugares históricos que ajudam a contar um pouco dessa história.... Solar da Marquesa, Pátio do Colégio, Parque da Independência: fizemos um tour aqui por São Paulo para mostrar alguns desses pontos.
• VT Quadrinhos
A independência do Brasil já foi contada de diferentes maneiras em livros didáticos, exposições, no cinema... Mas o Ciência na Rua resolveu contar essa história para o público infanto-juvenil em forma de quadrinhos... A HQ "Contra Tempo: Uma Viagem de 200 Anos'' faz o leitor viver a história junto com a personagem central, uma garota negra, que viaja no tempo para ver de perto os acontecimentos.
• VT Independências
Mostramos um trechinho da série Independências, que a TV Cultura passa a exibir a partir da próxima quarta-feira, dia 7 de setembro.
Criada e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Independências faz, em 16 episódios, uma releitura da história do Brasil, dando visibilidade a personagens que foram apagados pela história oficial
• VT Independências – Kimbundo
A língua kimbundu é falada principalmente em Angola, onde é um dos idiomas oficiais e foi trazida para o Brasil com os escravizados no período colonial. E o kimbundu é também a língua em que é narrada a minissérie Independências, que estreia aqui na Tv Cultura. Nós conversamos com a atriz Alana Ayoka, que teve que aprender o kimbundu.
• VT Mirada
No ano em que comemoramos os 200 anos da independência do Brasil, o Mirada - Festival Ibero Americano de Artes Cênicas, chega à sua sexta edição homenageando justamente Portugal... Com 36 espetáculos de 13 países diferentes, o evento reflete sobre nossa história desde a colonização... A atriz Isabel Zuaa, que também participa da série Independências, conversou um pouco com a gente.
• VT Hino
Desafiamos o MC Livinho e o cantor Gaab a fazerem uma releitura do Hino da Independência. Eles toparam e o resultado a gente mostra no programa.
• Povo Fala
Fomos até o Parque da Independência saber da expectativa dos moradores da região sobre a reabertura do Museu Paulista.