ESTAÇÃO LIVRE - RÁDIO
Aproveitando a comemoração dos 100 anos do rádio no Brasil, o Estação Livre dessa semana fala sobre esse veículo de comunicação que ainda encanta e informa milhares de ouvintes. Mesmo tendo sua morte decretada na chegada da TV, depois da Internet, o Rádio continua tendo relevância no cotidiano das pessoas pela versatilidade e até pela praticidade de poder ouvi-lo em diversas circunstâncias, sem a necessidade de parar qualquer outra atividade. Vamos discutir a influência do rádio na vida política e social da população e como esse veículo vem se renovando ao longo do século.
Convidados: Zallo Comucci (jornalista e radialista) e Milena Teixeira (jornalista e podcaster)
Zallo Comucci
https://www.zallo.com.br/zallo-comucci
Milena Teixeira
https://www.deezer.com/br/show/2458402
Reportagens:
• VT História do Rádio
A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 1922 e, portanto, está completando 100 anos. Com a chegada da televisão e da internet, muito se especulou sobre como ficaria o futuro desse meio de comunicação. A verdade é que o rádio é uma linguagem que se renova, se adapta e tem tudo para permanecer com a gente por mais 100 anos.
• VT Rádio Cultura
Esse ano a Cultura FM está comemorando 45 anos de história. A rádio é uma das principais do país, especializada em música de concerto. Nós fomos conversar com Alexandre Tondella, que contou um pouco dessa história.
• VT Rádio Comunitária
As rádios comunitárias são importantes veículos de comunicação nos bairros periféricos. Além de entretenimento, elas oferecem informações sobre o dia-a-dia na quebrada. Esse ano, a Rádio Heliópolis está completando 30 anos de resistência.
• VT Futebol no Rádio
Ouvir futebol pelas ondas do rádio é uma mania nacional.... Muitas vezes a gente vê torcedores assistindo um jogo no estádio, mas com o ouvido grudado no radinho.... Existem narrações icônicas e bordões que se perpetuaram... Rádio e futebol sempre foi um casamento perfeito!!!!
• VT Choque de Gerações
Muita gente pode até achar que rádio é coisa de gente velha, que os mais jovens não ouvem mais. Mas isso não é verdade. Os jovens estão cada vez mais interessados em informação e rádio continua sendo um veículo confiável. Nós fomos conhecer pessoas, de diferentes gerações, que não desgrudam do radinho.
• VT Religião no Rádio
Em seus 100 anos, o rádio passou por adaptações às novas tecnologias e emissoras na web passaram a ser comuns. Outro fenômeno que tomou conta das emissoras de rádio foram os programas religiosos. Nós fomos conhecer uma rádio web que tem programação religiosa, mas com religiões de matriz africana.
• VT 105 FM
A 105 FM, de Jundiaí, começou como uma rádio sertaneja. Depois passou para o samba, mas só na década de 90 que a rádio teve um boom, ao apostar no rap. Principal divulgadora do hip hop paulista, a 105 FM teve que se adaptar ao gosto do mercado, mas sem deixar de acreditar no rap. Hoje, o futebol também faz parte da grade.
• Povo Fala
Fomos às ruas saber se as pessoas ainda ouvem rádio e o que ouvem.