PGM 08 - LEGENDADO - FORÇA E MOVIMENTO PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONTINUA EXPLICANDO AS FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONTINUA EXPLICANDO AS FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CONTINUA SUA INTRODUÇÃO AOS NACIONALISMOS DA EUROPA NO SÉCULO XIX. EXPLICA COMO SE DEU A REVOLTA GREGA, COMO OS TURCOS MASSACRAM OS GREGOS E O RUSSOS DECIDEM APOIAR A CAUSA GREGA. O PROFESSOR EXPLICA TAMBÉM A REVOLTA EGÍPCIA, AS CONQUISTAS RUSSAS E A GUERRA DA CRIMEIA.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
BRUNO É FORMADO EM JOGOS DIGITAIS PELA PUC-SP E RECEBEU A UNIVESP TV NA EMPRESA ONDE TRABALHA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONTINUA EXPLICANDO AS FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, FALA DA ORIGEM DO CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. O QUE MUDOU NA SOCIEDADE E NA POLÍTICA DO IMPÉRIO DEPOIS QUE CONSTANTINO CONCEDEU LIBERDADE DE CULTO AOS CRISTÃOS E LEVOU A CAPITAL PARA CONSTANTINOPLA. A INFLUÊNCIA DOS TEMAS CRISTÃOS NAS ARTES E A COMPARAÇÃO COM AS PINTURAS CLÁSSICAS GRECO-ROMANAS. COMO AS IMAGENS ERAM USADAS PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO E COMO ERAM AS REPRESENTAÇÕES PLÁSTICAS DESTE PERÍODO. O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, AS PINTURAS DAS CATACUMBAS E O TIPO DE ESCULTURA CRIADA PARA ORNAMENTAR SARCÓFAGOS DE IMPERADORES E RELIGIOSOS.
NA PRIMEIRA PARTE, PEDRO MEIRA INICIA O COLÓQUIO COM UMA DEFINIÇÃO DE SÍNCOPA QUE, SEGUNDO ELE, APONTA PARA UMA CONDIÇÃO DE QUEBRA, UM DESVIO DA ORDEM ESTABELECIDA. ESTA ORDEM ESTABELECIDA A QUE ELE SE REFERE COMEÇA PELA MÚSICA, CAMINHA PELA DANÇA E ENTRA NO PENSAMENTO. O PROFESSOR DE PRINCETON PRETENDE ENTENDER SE UMA REFLEXÃO SOBRE A SÍNCOPA AJUDARIA A COMPREENDER DE FORMA MAIS DENSA AS DINÂMICAS CULTURAIS A PARTIR DA MÚSICA E DA DANÇA.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
BRUNO É FORMADO EM JOGOS DIGITAIS PELA PUC-SP E RECEBEU A UNIVESP TV NA EMPRESA ONDE TRABALHA.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.
O GOLPE É A PRIMEIRA REPORTAGEM DA SÉRIE 1964 E TRATA DO GOLPE CIVIL-MILITAR PROPRIAMENTE DITO. COM A AJUDA DOS PESQUISADORES JORGE FERREIRA (UFF), CARLOS FICO (UFRJ), LUIZ MONIZ BANDEIRA (UNIVERSIDADE DE HEIDELBERG) E JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO (UFSCAR), A UNIVESP TV CONTA COMO FORAM OS MESES FINAIS DO GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964), CULMINANDO NA DEPOSIÇÃO QUE LEVOU O PAÍS A UMA DITADURA DE 21 ANOS. QUAL BRASIL COUBE A GOULART GOVERNAR? QUAIS FORAM OS FATOS QUE LEVARAM AO GOLPE? POR QUE O PRESIDENTE NÃO RESISTIU? ESSAS SÃO AS PERGUNTAS QUE A REPORTAGEM TENTA RESPONDER.
A CIENTISTA POLÍTICA E DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE CHICAGO ARGELINA CHEIBUB FALA DA CRISE POLÍTICA QUE ANTECEDEU O GOLPE CIVIL MILITAR DE 64, INCLUSIVE A AMEAÇA DE GOLPE QUE QUASE IMPEDIU A POSSE DE JANGO EM 1961. ARGELINA PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE A CRISE FOI FRUTO DE UMA INCAPACIDADE DE SE CONCILIAR AS REFORMAS DE BASE QUE ERAM NECESSÁRIAS COM UM REGIME DEMOCRÁTICO.
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA PORQUE HÁ TANTOS AUTORES DESCONHECIDOS DURANTE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL, TANTO NA LITERATURA QUANTO NA POESIA, PRINCIPALMENTE NOS SÉCULOS XV E XVI. SEGUNDO O PROFESSOR, A AUTORIA DE OBRAS LITERÁRIAS TORNA-SE MAIS VISÍVEL SÓ NO SÉCULO XVIII, COINCIDINDO COM A FORMAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA E O SENTIMENTO DE BRASILIDADE.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA SOBRE: AS FAMÍLIAS ORBITAIS E ESPECTRAIS DOS ASTEROIDES, O CINTURÃO DE KUIPER, PEQUENOS E GRANDES CORPOS NO SISTEMA SOLAR E OS OBJETOS COM ÓRBITAS PRÓXIMAS À TERRA.
OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESTA AULA DA PROFESSORA ANA MARIA VANIN.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONTINUA EXPLICANDO AS FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CONTINUA SUA INTRODUÇÃO AOS NACIONALISMOS DA EUROPA NO SÉCULO XIX. EXPLICA COMO SE DEU A REVOLTA GREGA, COMO OS TURCOS MASSACRAM OS GREGOS E O RUSSOS DECIDEM APOIAR A CAUSA GREGA. O PROFESSOR EXPLICA TAMBÉM A REVOLTA EGÍPCIA, AS CONQUISTAS RUSSAS E A GUERRA DA CRIMEIA.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.